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Regressão Linear
Em estatística ou econometria, regressão linear é uma equação para se estimar a condicional (valor esperado) de uma variável y, dados os valores de algumas outras variáveis x. Dito de outra forma a regressão linear, bem como outros métodos de regressão buscam identificar o grau de relacionamento entre variáveis.
head(mtcars, 10)
## mpg cyl disp hp drat wt qsec vs am gear carb
## Mazda RX4 21.0 6 160.0 110 3.90 2.620 16.46 0 1 4 4
## Mazda RX4 Wag 21.0 6 160.0 110 3.90 2.875 17.02 0 1 4 4
## Datsun 710 22.8 4 108.0 93 3.85 2.320 18.61 1 1 4 1
## Hornet 4 Drive 21.4 6 258.0 110 3.08 3.215 19.44 1 0 3 1
## Hornet Sportabout 18.7 8 360.0 175 3.15 3.440 17.02 0 0 3 2
## Valiant 18.1 6 225.0 105 2.76 3.460 20.22 1 0 3 1
## Duster 360 14.3 8 360.0 245 3.21 3.570 15.84 0 0 3 4
## Merc 240D 24.4 4 146.7 62 3.69 3.190 20.00 1 0 4 2
## Merc 230 22.8 4 140.8 95 3.92 3.150 22.90 1 0 4 2
## Merc 280 19.2 6 167.6 123 3.92 3.440 18.30 1 0 4 4
library(ggplot2)
ggplot(mtcars, aes(y = mpg, x = disp)) +
geom_point(aes(colour = as.factor(cyl))) +
geom_smooth(method = "lm")
Agora, cada grupo de pontos tem uma cor, mas a reta é única para todos os pontos.
Uma funcionalidade muito útil do ggplot2 é a possibilidade de usar facets. Isso auxilia na visualização de diferentes subconjuntos dos dados em gráficos separados, permitindo a visualização de comportamentos diferentes dependendo do grupo.
ggplot(mtcars, aes(y = mpg, x = disp)) +
geom_point() +
geom_smooth(method = "lm") +
facet_wrap(~am)
No gráfico acima, rapidamente conseguimos visualizar que se o carro não é automático o consumo de combustível é muito menor do que quando o carro é automático. Também conseguimos ver que a inclinação das retas é bem diferente dependendo do carro ser automático/manual.
# esquerda
ggplot(mtcars) +
geom_point(aes(y = mpg, x = disp))
# direita
ggplot(mtcars) +
geom_smooth(aes(y = mpg, x = disp))
## `geom_smooth()` using method = 'loess' and formula 'y ~ x'